Uma nova funcionalidade foi implementada no Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e está disponível desde a última segunda-feira (16/07), que é a possibilidade de a empresa bloquear o ambiente web para edição. Ou seja, não permitir a inclusão, alteração, retificação e exclusão de eventos, e deixá-lo habilitado unicamente para consulta de eventos enviados por web service.
Essa nova funcionalidade permite que a empresa escolha se o ambiente web estará habilitado apenas para consulta de eventos enviados via web service, ou também para inclusão, alteração, retificação e exclusão de eventos.
Na prática, uma empresa que prefira que a única via de envio de eventos seja por meio do seu software próprio, essa pode optar por deixar seu ambiente web desabilitado para a transmissão. Nesse caso será possível apenas consultar os eventos enviados. A funcionalidade é útil para que as empresas (em geral, de médio e grande porte) evitem a prestação de informação fora dos seus sistemas de gestão de folhas de pagamento, permitindo um controle interno ainda maior.
Para acessar a funcionalidade, basta acessar o Web Geral, menu Empregador e clicar na aba “Manutenção”. Escolha a opção desejada e confirme. Se desejar, o empregador poderá alterar a escolha feita.
Para mais informações, consulte o manual do módulo eSocial Web Geral.
Fonte: Portal eSocial.