Substituição na ECD relacionada ao campo 07 do registro J150

  • Substituição na ECD relacionada ao campo 07 do registro J150

    Substituição na ECD relacionada ao campo 07 do registro J150

    Em relação à substituição, o ambiente vai aceitar o processo até a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e essa regra prevalecerá até que o Decreto 8.683, de 25 de fevereiro de 2016, seja implementado e que o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), subordinado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), se manifeste sobre o tema.

    Ainda em relação ao campo 07 (VL_CTA_ULT_DRE – Valor do saldo final antes do encerramento constante na Demonstração do Resultado do Exercício do último período informado) do registro J150 – Demonstração do Resultado do Exercício do Manual de Orientação do Leiaute da ECD (atualização maio de 2016), atualizado mediante a publicação do Ato Declaratório Executivo Cofis nº 34, de 4 maio 2016, algumas empresas geram o arquivo sem a informação relacionada a esse campo.

    O campo 07 (VL_CTA_ULT_DRE) do registro J150 – Demonstração do Resultado do Exercício foi criado, com a publicação do Ato Declaratório Executivo Cofis nº 82, de 4 de dezembro de 2015, no Manual de Orientação do Leiaute da ECD (atualização dezembro de 2015).

    O campo 07 (VL_CTA_ULT_DRE) foi criado com status de preenchimento “não-obrigatório”, pois muitas empresas entregariam o primeiro ano em 2015, e/ou podem ter começado as atividades em 2015. Portanto esse campo foi incluído para cumprir as diretrizes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sobre as demonstrações comparativas.

    Um detalhe esclarecido pelo supervisor do projeto sobre o campo 07 (VL_CTA_ULT_DRE) do registro J150 – Demonstração do Resultado do Exercício é que, embora não seja um campo de preenchimento obrigatório, essa informação para a empresa que participa de licitação logicamente é importante, visto que sem ela a empresa não estaria em consonância com as Normas Internacionais.

     
    Fonte: Receita Federal do Brasil (RFB) e Manual de Orientação do Leiaute da ECD (atualização maio de 2016).