SPED Contábil: Recuperação da ECD Anterior

  • SPED Contábil: Recuperação da ECD Anterior

    SPED Contábil: Recuperação da ECD Anterior

    O objetivo da recuperação da Escrituração Contábil Digital (ECD) do período imediatamente anterior é testar as regras contábeis. Ou seja, verificar se o saldo final das contas/centro de custos do período imediatamente anterior é igual ao saldo inicial das contas/centros de custos do período atual, caso não tenha ocorrido mudança de plano de contas (nessa situação deve ser utilizado o registro I157 – Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior).

    A mensagem de erro na recuperação da ECD anterior pode ser referente a:

    1 – Arquivos da ECD atual e anterior com CNPJ diferentes.

    2 – Arquivos da ECD atual e anterior com CNPJ de SCP diferentes: campo 18 (COD_SCP) do registro 0000 – Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Empresário ou da Sociedade Empresária.

    3 – Arquivo da ECD anterior com assinatura corrompida (o arquivo foi alterado fora do programa da ECD) ou sem assinatura.

    4 – Arquivos da ECD atual e anterior com formas diferentes: tipos de livros diferentes. Por exemplo: ECD atual como Livro G e ECD anterior como Livro R. Essa informação consta no campo 02 (IND_ESC) do registro I010 – Identificação da Escrituração Contábil. Verifique as instruções de preenchimento do registro I010 no Manual de Orientação da ECD.

    5 – O arquivo da ECD a ser recuperado é o imediatamente anterior.

    Exemplos:

    A – Se a ECD atual é de 01/01/2019 a 31/01/2019, a ECD anterior a ser recuperada é a que tem data final em 31/12/2018.

    B – Se a ECD atual é de 01/08/2019 a 31/12/2019, a ECD anterior a ser recuperada é a que tem data final em 31/07/2019.


    Fonte: Portal SPED.