SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 148, DE 20 DE JULHO DE 2023 – MFAZ

A Solução de Consulta COSIT nº 148/2023 forneceu esclarecimentos sobre a interpretação da legislação tributária federal. A Solução de Consulta afirmou que:

  • Para fins de lucro presumido, a receita de juros sobre o capital próprio deve ser adicionada diretamente à base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro (CSL). Isso significa que a receita de juros sobre o capital próprio não está sujeita aos percentuais de presunção de lucro previstos na legislação.
  • As importâncias pagas ou creditadas por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas pelo licenciamento ou cessão de uso de software sem que o contrato estabeleça a prestação de serviços de programação não estão sujeitas à incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
  • Os pagamentos efetuados por pessoas jurídicas de direito privado a outras pessoas jurídicas de direito privado pelo licenciamento ou cessão de uso de software sem que o contrato estabeleça a prestação de serviços de programação não estão sujeitos à retenção na fonte da CSL, da Cofins e da contribuição para o PIS-Pasep.

Publicado no DOU

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

Compartilhar este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preparando nossos clientes para viver o futuro

ENDEREÇO

Rua Adib Auada, 35 – Bloco C - 202 - Prime Office – Granja Viana –São Paulo

CONTATO

+55 11 4617-8070
+55 11 4617-8071

Copyright © 2022 Atvi Blog | Todos os direitos reservados

Política de Privacidade © 2023 Atvi

Descubra Como Transformamos o Sucesso da INDRA com Nossas Soluções Inovadoras!