Sefaz realiza treinamento sobre obrigações acessórias voltadas para Administração Pública – SEFAZ MT

A Secretaria Adjunta do Tesouro Estadual (SATE), por meio da Coordenadoria de Gestão das Obrigações Tributárias do Estado (CGOT), iniciou nesta terça-feira (26.09) uma capacitação sobre as obrigações acessórias que devem ser cumpridas pelos órgãos da administração direta e indireta de Mato Grosso, além dos Poderes. Participam do curso cerca de 100 servidores públicos.

A capacitação vai abordar a teoria e a prática, explicando todas as etapas desde a elaboração ao envio da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) e da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundo (DCTFWeb).  O objetivo é capacitar as Unidades Orçamentárias (UOs) para que o Estado mantenha a sua regularidade fiscal e administrativa.

“É uma capacitação em razão das novas obrigações tributárias que foram implementadas e é um curso de teoria e prática, direcionado para as Unidades Orçamentárias que são quem de fato, executam os processos. Ele visa a melhoria dos processos do Estado como um todo, pois essa regularidade fiscal é um trabalho em conjunto, consolidado ao final pela Sefaz”, esclareceu a superintendente de Gestão de Ativos e Passivos do Estado (SGAP), Fernanda Vieira.

Para a coordenadora da CGOT, Joelice Matos, essas novas obrigações que estão sendo implementadas trazem impactos para o Estado. Joelice explica que as UOs precisam se manter regulares em relação às obrigações tributárias para estarem aptas a receber transferências voluntárias, celebrar convênios, fazer empréstimos, especialmente com a União.

“A EFD e DCTFWeb são obrigações acessórias que desde 2022 os Estados começaram a ser obrigados a fazer e, desde então, nós estamos fazendo capacitações que as Unidades entendam esse processo. Porque tudo isso impacta na regularidade fiscal do Governo do Estado que é necessária para que possamos receber transferências voluntárias da União e realizar convênios”, pontuou Joelice.

A capacitação terá duração de quatro dias, encerrando na sexta-feira (29.09). O curso está sendo ministrado pelo professor Marzalém Alves de Lima, Analista Tributário da Receita Federal, que atua como contador regional da 9ª Região Fiscal da Receita Federal e que já havia dado outro curso sobre obrigações acessórias em junho desse ano em Cuiabá. Ao final os participantes receberão certificados emitidos pela Escola Fazendária, da Sefaz.

Leitura da integra da notícia: SEFAZ MT

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

Compartilhar este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preparando nossos clientes para viver o futuro

ENDEREÇO

Rua Adib Auada, 35 – Bloco C - 202 - Prime Office – Granja Viana –São Paulo

CONTATO

+55 11 4617-8070
+55 11 4617-8071

Copyright © 2022 Atvi Blog | Todos os direitos reservados

Política de Privacidade © 2023 Atvi

Descubra Como Transformamos o Sucesso da INDRA com Nossas Soluções Inovadoras!