Skip links

RPA Fiscal: uma ferramenta essencial

Cenário tributário brasileiro

De um lado, o complexo e burocrático sistema tributário brasileiro – que ocupava em 2019, de acordo com a consultoria internacional TMF Group, o segundo lugar no índice de complexidade financeira, que analisava 94 países –, com uma totalidade de leis e normas que, reunidas, formam um livro com mais de 41 mil páginas.


Do outro lado, o Fisco e outros organismos de controle tributário e fiscal, que têm à sua disposição supercomputadores com imensa capacidade de armazenamento de dados e de processamento e cruzamento de informações, além de softwares capazes de combinar e analisar informações de um volume imenso de contribuintes; possibilitando, assim, uma fiscalização quase onipotente acerca dos cumprimentos tributários e fiscais.

No meio, as empresas, os gestores, muitas vezes com limitações de recursos humano e financeiro, buscando cumprir o grande volume de obrigações de tributos que tem origem em todas as esferas – federal, estadual e municipal -, para se manterem dentro dos parâmetros legais em suas atividades empresariais.

Este artigo tratará de meios que as empresas podem e devem lançar mão para atuar de maneira assertiva e competitiva neste cenário intrincado de complexidade tributária e fiscalização implacável, no qual equívocos ou displicências podem gerar multas que afetarão seriamente a lucratividade de um negócio.

O crescimento da hiperautomação de processos empresariais

Embora o Brasil ocupe um dos primeiros países em complexidade financeira, as dificuldades de cumprimento das obrigações tributárias estão presentes na maioria das nações e, não obstante a isso, as empresas ainda enfrentam a acirrada disputa por conquista de mercado. Diante dessa realidade, verificou-se a necessidade urgente de estabelecer vantagens competitivas, a fim de se estar à frente dos concorrentes.

Compreendeu-se que uma das formas de se atender a essa exigência é através da automação de processos empresariais, com atenção voltada àqueles estritamente manuais. Tal movimento é confirmado pelo novo estudo do Gartner (Forecast Analysis: Hyperautomation Enablement Software, Worldwide), realizado no primeiro trimestre deste ano, o qual indica que a hiperautomação – processo que dá às companhias a possibilidade da identificação, exame e automação acelerada da maior quantidade possível de processos –, movimentará US$ 596 bilhões em 2022.

A automação crescente dos diversos procedimentos de um negócio torna os processos empresariais mais velozes e menos onerosos, requerendo um número reduzido de pessoas dedicadas a certas atividades.

Aumentando, dessa forma, a produtividade e lucratividade da organização, especialmente por impactar diretamente setores críticos, ou por sua necessidade de grande número de colaboradores ou por sua importância nos resultados empresariais, como, por exemplo, o departamento fiscal de uma organização, que é diretamente beneficiado pela ferramenta de automação RPA.

RPA Fiscal

A chegada da automação na área fiscal e tributária era um caminho natural diante das particularidades e dificuldades inerentes a ela. E o RPA Fiscal é a forma como a automatização tem se dado nessa área das empresas. Contudo, antes de abordar especificamente sobre o assunto, é interessante explicar-se o que é RPA.

RPA é uma sigla que significa em inglês Robotic Process Automation, e é um recurso tecnológico que tem por objetivo automatizar os processos de uma corporação; através dele é possível realizar a troca de informações entre vários sistemas, com a utilização dos dados que lhe são necessários, agindo como se fosse um indivíduo comum conectado à rede, reduzindo em quase 40% a utilização de mão de obra humana em um processo.

Nesse sentido, o RPA fiscal é, portanto, uma ferramenta tecnológica que realizará automação dos procedimentos tributários e fiscais, pela qual é possível realizar a integração de processos distintos, mas de alguma forma relacionados, além de possibilitar uma gestão fiscal com maior qualidade e mais eficiente. Uma gestão na qual a geração de guias e documentos tributários é feita por meio do processo automatizado, otimizando as atividades do departamento fiscal.

O que pode ser automatizado com o RPA Fiscal?

O RPA Fiscal é aplicado nas empresas contratantes como o agente que assumirá trabalhos repetitivos e muitas vezes manuais, tais como emissão e recebimento de notas fiscais, pagamento e entrega e controle das obrigações tributárias. Atividades que consomem uma grande quantidade de horas de trabalho de profissionais da área fiscal em uma empresa, que, em média no Brasil, gastam 25 mil horas/ano calculando tributos e impostos.

Além desses exemplos, a automatização da área fiscal por meio de RPA pode ser utilizada para preencher formulários digitais através de dados coletados de diversas fontes, obter informações presentes em vários tipos de arquivos e extrair relatórios fiscais atualizados em tempo real.

Benefícios para a área fiscal

Diante da situação tributária brasileira e das exigências mercadológicas atuais já expostas neste artigo, a robotização dos processos representa, já num primeiro momento, um importante facilitador para a realização das atividades fiscais corporativas.


Entretanto, há, para além dessa primeira vantagem observável, outros benefícios que impactam positivamente uma companhia que realiza a transformação digital em seu departamento fiscal, dentre eles:

  • Cumprimento assertivo das obrigações fiscais – diante do volume de normas tributárias, a diminuição da carga de ação humana proporcionada pela automação diminui ou até mesmo dirime a ocorrência de erros. Garantindo, dessa forma, o compliance fiscal do negócio e a redução significativa de prejuízos causados por erros tributários.
  • Aumento de produtividade da área fiscal da organização – a redução do tempo gasto com tarefas repetitivas e morosas através de sua realização por meio do RPA Fiscal, além de permitir o direcionamento de profissionais para tarefas mais especializadas, como análises avançadas e tomadas de decisão, também aumenta a eficiência do departamento fiscal e possibilita canalizar sua atenção para as estratégias corporativas.
  • Otimização do pagamento de impostos – este benefício está atrelado também à redução da atividade humana no processo fiscal, através da automatização do pagamento de impostos assim como seu cálculo, tornando os procedimentos ligados a esta atividade mais eficazes.
  • Redução de custos – naturalmente, com a realização de inúmeras tarefas de maneira automatizada, a necessidade de mão de obra dedicada a essas atividades diminui significativamente; ao mesmo tempo em que despesas com pagamentos incorretos ou duplicados de impostos e com multas recebidas também são contidas.
  • Qualificação da gestão empresarial – a integração de sistemas, a centralização de informações, a acessibilidade aos dados por toda empresa, a produção de relatórios com indicadores dos processos formam um conjunto de vantagens que estabelece condições ideais para uma gestão de excelência, o que, em última instância, acarreta a conquista de ganhos e bons resultados corporativos.

A importância de escolher a parceria correta

Todavia, para o pleno aproveitamento desses e de outros benefícios advindos da automatização da área fiscal através do RPA, sem o risco de incorrer em falhas tributárias que podem gerar sérios transtornos para a companhia, é fundamental que a implementação do RPA Fiscal seja realizada de forma eficaz e precisa.

A ATVI é a aliada competente para sua empresa atender a essa necessidade, pois; além da expertise adquirida em mais de vinte anos de atuação de nossos fundadores, garantindo qualidade na transformação digital do departamento fiscal do seu negócio; também possuímos uma importante parceria com o Automation Anywhere, líder global em RPA, reconhecido pela sua excelência por organizações de pesquisa e consultoria, como Forester e Gartner, e pioneiro do Digital Workforce, conceito pelo qual foi desenvolvida uma plataforma de automação totalmente Web e integralmente Cloud.

Por que a ATVI?

Em um mundo no qual as corporações investirão cada vez mais em automação de processos, somos ATVI a escolha acertada para sua empresa realizar e adequar-se à transformação digital dos procedimentos de gestão, especialmente a fiscal e contábil, pois sua organização contará com o conhecimento do nosso time de profissionais com mais de duas décadas de experiência na gestão de projetos e com a larga vivência na área tributária de nossos analistas.

Além disso, acreditamos que cada cliente é único, e por isso trabalhamos para entender, atender e superar as suas expectativas, colocando à disposição da sua empresa nossa estrutura completa de implementação e suporte de plataformas fiscais, temos experiência em sistemas fiscais integradas aos principais ERP’s de mercado, dessa forma, preparando você para viver num futuro cada vez mais automatizado e disputado.

Conheça a solução RPA fiscal da ATVI, por meio da qual conseguimos mapear e implementar rotinas fiscais e contábeis para serem executadas por robôs de maneira intuitiva e ágil, e descubra como ela pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva e lucrativa através da automatização dos seus processos fiscais.

Entre em contato com um de nossos especialistas

Mantenha-se atualizado. Inscreva-se em nosso blog!

Leave a comment

Clique
Arraste