Telefone: +55 11 4617-8070

Mail: atendimento@atvi.com.br

Endereço: R. Adib Auada, 35 - Granja Viana, Cotia - SP

Robotização na área fiscal: saiba como implementar

Robotização na área fiscal: saiba como implementar

Investir em robotização na área fiscal tem sido uma excelente alternativa para as empresas, uma vez que possibilita a diminuição do tempo gasto na execução de tarefas manuais. Além disso, essa inovação tecnológica assegura a precisão nos cálculos e também o aumento da produtividade nos resultados alcançados com a automação. Robotização na área fiscal: saiba como implementar na sua empresa.

Cada vez mais o avanço da tecnologia vem compreendendo todas as áreas de uma organização, logo o setor fiscal não ficou imune aos desafios impostos pela transformação digital. Enquanto as empresas visam aumentar produtividade e diminuir custos, o Fisco está cada vez mais digitalizado e alerta aos novos procedimentos, mas ainda vinculado a antigas práticas. 

Importância da Robotização na área fiscal tributária

A robotização surge com o intuito de transformar as rotinas no setor fiscal e contábil das empresas. Vista disso, a automação de processos por meio de robôs possibilita agilizar, padronizar os resultados e aumentar o compliance da sua área.

Muitas das atividades do departamento fiscal dependem de diversas rotinas manuais, e por isso, podem ser automatizadas, a fim de acelerar os processos internos. Então, a partir dos avanços da tecnologia surge a Automação de Processos de Robotização (RPA), que diz respeito a solução tecnológica em que robôs desempenham tarefas repetitivas por meio da interação com interfaces com seu ERP. Isto posto, essa tecnologia de automação empresarial reduz a necessidade de intervenção humana.

Com a robotização nas áreas fiscal e contábil o tempo é economizado, pois o robô, pode por exemplo, gerar sobre o valor dos impostos, as guias para o pagamento e até enviar as remessas de pagamento para o banco. É neste sentido que a transformação digital chamou atenção das empresas para que haja o investimento em tecnologia buscando se diferenciar negócios no mercado.

As atividades do setor fiscal

O departamento fiscal de uma empresa é responsável por diversas tarefas referentes aos tributos e também às obrigações fiscais.

Algumas das principais atividades realizadas por este setor são: a escrituração de notas fiscais, emissão das notas fiscais de saída, apuração de impostos, taxas e contribuições. Além disso, o setor é responsável também pelos seguintes afazeres:

  • Geração de guias para o recolhimento de impostos estaduais, municipais e federais;
  • Elaboração das informações e transmissão do SPED;
  • Prestação de atendimento a auditoria externa visando desenvolver e elevar o conhecimento da empresa, entre outras responsabilidades.
  • Controle de custos por departamento;
  • Realização da Escrituração Fiscal Digital (EFD); entre outras.

 Benefícios da automação de processos de robotização

Empresas de segmentos como logística, agronegócio, varejo têm optado por automatização de atividades manuais via robôs. Com isso, as empresas que trabalham com milhares de dados fiscais por dia se destacam em sua operação, ganhando agilidade, tempo e economia financeira. Por isso, a robotização fiscal segue no centro das inovações tecnológicas, oferecendo diversas alternativas para as empresas que resolvem investir em seu progresso. 

A aplicabilidade da automação de processos de robotização possibilita uma série de benefícios para as organizações. Dentre elas está a celeridade na execução de tarefas. Uma vez que, uma plataforma de RPA tem a capacidade de realizar tarefas humanas em segundos. Nessa questão, a empresa contratante garante alta produtividade para suas atividades, aumentando também a qualidade dos resultados. 

A produção de documentos e a inserção de informações em sistemas, compreendendo a precisão nos cálculos de tributos e a facilidade em controlar os compromissos fiscais ao longo do ano, podem ser aprimorados também com o uso da robotização fiscal. Então, isso gera produtividade de todo departamento fiscal, redução de chances de erros e falhas de forma extrema e diminuição de custos no desenvolvimento dos processos produtivos.

Saiba outros principais benefícios que a sua empresa pode obter utilizando o RPA: 

  •  Aperfeiçoamento da qualidade das informações obtidas
  •  Diminuição do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas;
  •  Precisão nos cálculos;
  •  Consistência e previsibilidade nos resultados alcançados com a automação;
  •  Aumento da produtividade do departamento fiscal;
  •  Redução das chances de erros e falhas
  •  Facilidade em controlar todos os compromissos fiscais ao longo do ano;
  •  Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos

Com a utilização da robotização de processos, os especialistas fiscais podem dedicar-se a questões mais estratégicas. 

 Áreas do departamento fiscal que podem ser automatizadas

É preciso entender que não são todas as rotinas da área fiscal que podem ser executadas pelos robôs, logo é essencial entender os limites de atuação da robotização fiscal. 

Saiba quais são as atividades que podem ser automatizadas na área fiscal:

  • Lançamentos de guias e pagamento dos tributos;
  • Contagem de impostos, contribuições e taxas;
  • Reconciliação de Livros Fiscais x escrituração contábil;
  • Rotinas de recebimento fiscal;
  • Acompanhamento da agenda de compromissos fiscais;
  • Cumprimento das obrigações acessórias;
  • Processamento das informações de e-mails.

Como implementar e escolher o melhor parceiro de RPA?

Robotização na área fiscal: saiba como implementar na sua empresa.

A empresa não precisa alterar algo no seu processo para realizar a implementação da RPA no departamento fiscal. E essa é a principal vantagem dessa tecnologia, pois a robotização se adequa à metodologia da empresa. 

O impacto para as pessoas é baixíssimo, uma vez que elas não necessitam se adaptar ao novo sistema. No caso, a automação de processos de robotização irá reproduzir da mesma maneira as atividades que eram feitas por um ou mais profissionais. 

A mudança que ocorre após a implementação da RPA é que as pessoas não irão mais realizar trabalhos manuais, que são monótonos, burocráticos e utilizam muito tempo. Em consequência disso, sobrará tempo para fazer investimentos nas atividades que agreguem maior valor ao seu negócio. 

Para iniciar um projeto de RPA é imprescindível você escolher o parceiro de RPA que vale a pena para a sua empresa. 

Sua implantação poderá ocorrer de duas formas, sendo a primeira por meio do licenciamento, onde a organização contrata a licença do software e desenvolve os robôs. E a segunda através de contratação de prestação de serviços utilizando os robôs com pagamento mensal pela utilização de cada robô.

Independente da forma de contratação de um RPA, é necessário contar a ajuda de uma empresa conceituada, com sistemas confiáveis e profissionais qualificados.

É nesse contexto que a Atvi se mostra como uma oportunidade para que as empresas otimizem seus processos e gerem vantagem competitiva. Entre em contato com o especialista e tire todas as suas dúvidas. 

Fale com um de nossos especialistas

Compartilhar este artigo:

Fale Conosco

Telefone:

+(55) 11 4617-8070

Whatsapp:

Email:

atendimento@atvi.com.br

NEWSLETTER

    ATVI Consultoria em Informática - CNPJ: 12.628.557/0001-50 - Todos os direitos reservados.

    |  Política de Privacidade

    Descubra Como Transformamos o Sucesso da INDRA com Nossas Soluções Inovadoras!

    Explore
    Drag