Robotic Process Automation (RPA): Transformação digital para a sua empresa!

  • Robotic Process Automation (RPA): Transformação digital para a sua empresa!

    Robotic Process Automation (RPA): Transformação digital para a sua empresa!

    Automação de Processos Robotizados (do inglês Robotic Process Automation – RPA)

    Nos últimos anos a presença da tecnologia nas empresas ─ e mesmo no dia a dia ─ cresceu consideravelmente. Em vários aspectos isso beneficiou muito o desempenho das companhias, que agora contam com mais ferramentas para executar suas funções. Assim, seguindo essa tendência, surge um novo conceito de tecnologia para melhorar esses resultados: o Robotic Process Automation (RPA).

    Atualmente os robôs estão presentes em todas as partes da indústria, na montagem de carros, na confecção de milhares de itens. Ou seja, essa tecnologia pode ser utilizada em qualquer área da empresa, visto que são desempenhadas de forma repetitiva. Então, por que não trazer essas tecnologias também para executar nossas tarefas no escritório?

    O RPA possibilita a troca de informações entre sistemas sem que seja necessário a construção de uma interface entre eles. Isso acontece porque ele é capaz de capturar qualquer informação, em qualquer site ou aplicação, navegando como se fosse um usuário comum.

    Foi evidenciado que, quando se automatiza um processo, é possível reduzir de 5% a 20% as tarefas humanas daquele processo. Com o uso de um RPA, essa redução chega a 40%. Esse estudo foi publicado no relatório da McKinsey & CO.

    Você sabia que estudos comprovam que um quinto da força de trabalho será substituída por robôs? Esse estudo foi publicado no relatório da McKinsey & CO, informando que 800 milhões de trabalhadores podem ser substituídos por robôs até 2030.

     

    Um RPA é capaz de executar de maneira eficaz:

    Processos com tarefas repetitivas em geral.

    Realizar login em qualquer aplicativo.

    Navegar e coletar dados em sistemas WEB.

    Realizar a integração entre sistemas sem a necessidade de desenvolvimento ou customização.

    Envio e recebimento de e-mails.

    Extrair conteúdo de documentos, PDFs, e-mail e formulários.

    Efetuar cálculos.

     

    Principais vantagens que o uso de RPA pode proporcionar a um negócio

    Otimização de custos e tempo

    Tempo, capital e profissionais são os principais recursos em uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento de mercado. Por isso, é importante pensar em como fazer com que cada investimento desses três recursos gere o máximo possível de retorno.

    Redução de riscos

    Outro problema que toda empresa deve considerar é o nível de risco de determinadas tarefas, especialmente aquelas associadas a erro humano e/ou falhas de análise. Por exemplo, quantas vezes você executa uma atividade mais de uma vez gerando retrabalho? Vou dar um exemplo bem crítico, cobrança errada de uma fatura, cobrança de fatura esquecida, pagamento duplicado etc.

    Flexibilidade

    Por fim, muitos sistemas de gestão são úteis apenas para um determinado setor e para empresas de determinado porte. Isso significa que, uma vez que sua empresa comece a crescer, ou precise mudar a própria estrutura, a ferramenta antiga não será mais útil.

    Disponibilidade

    Execução disponível 365 dias do ano, funcionando 24 horas por dia.