Telefone: +55 11 4617-8070

Mail: atendimento@atvi.com.br

Endereço: R. Adib Auada, 35 - Granja Viana, Cotia - SP

RFB: Receita participa de debate sobre o eSocial

No dia 21/06 (quinta-feira), na Câmara dos Deputados, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi objeto de debate no âmbito das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Seguridade Social e Família; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público, reunidas em audiência pública conjunta.

O foco do evento está na importância do eSocial para unificação, simplificação, redução da burocracia e melhoria da eficiência para o governo e empresas, além de apresentar a situação em que se encontra atualmente o sistema.

O eSocial visa reduzir a burocracia e eliminar redundâncias nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas.

Assim, representando a Receita Federal do Brasil (RFB), o auditor-fiscal Altemir Linhares de Melo destacou que “o eSocial é uma poderosa ferramenta de desburocratização entre empregadores e órgãos de governo”.

Altemir também ressaltou que “o eSocial está dentro de um contexto maior, posicionado dentro de uma agenda de projetos que visam à melhoria do ambiente de negócios”. Como exemplos, citou a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) e sua repercussão positiva em números acompanhados na pesquisa divulgada por meio do relatório Doing Business, o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER), o Portal Único do Comércio Exterior, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) entre outras iniciativas.

O eSocial é um sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, com os objetivos de reduzir a burocracia e de eliminar redundâncias nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas.

Em nova fase do eSocial, com início marcado para julho/2018, a previsão é de entrada de 4 milhões de empresas, somando às que já estão obrigadas, e em janeiro de 2019 passam à obrigatoriedade também os órgãos públicos.

Além, de Altemir, participaram do debate o auditor fiscal do Ministério do Trabalho (MT) José Alberto Maia, o representante da Caixa Econômica Federal (CEF) Henrique José Santana, o auditor-fiscal Jarbas de Araújo Félix da Secretaria Previdenciária e o coordenador-geral de Administração de Informações de Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Saulo Milhomem dos Santos.

Fonte: Receita Federal do Brasil (RFB).

Compartilhar este artigo:

Fale Conosco

Telefone:

+(55) 11 4617-8070

Whatsapp:

Email:

atendimento@atvi.com.br

NEWSLETTER

    ATVI Consultoria em Informática - CNPJ: 12.628.557/0001-50 - Todos os direitos reservados.

    |  Política de Privacidade

    Descubra Como Transformamos o Sucesso da INDRA com Nossas Soluções Inovadoras!

    Explore
    Drag