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Receita simplifica aplicativo para abertura de empresa

Antes de liberar o CNPJ o Fisco busca informações num grande banco de dados

Está mais fácil e rápido o preenchimento de informações no novo aplicativo conhecido como “Coleta Web” que a Receita Federal do Brasil (RFB) colocou à disposição em agosto em seu site para a liberação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de empresas novas.

Por meio dele também é possível alterar dados cadastrais e dar baixa na inscrição de uma empresa. Contudo a maior simplicidade para informar os dados exigidos não deve alterar o prazo para a resposta do Fisco na liberação de um CNPJ, por exemplo.

De acordo com advogados e contadores, o sistema está lento e tende a ficar ainda mais, provavelmente, devido ao volume de cruzamentos de dados realizados com outras fontes de informações, provenientes dos estados e alguns municípios que integram o cadastro sincronizado. Atualmente o tempo médio para abrir uma empresa é de sete a 10 dias.

O CNPJ só é liberado depois de uma checagem completa nesse gigantesco banco de dados que a RFB vem armazenando nos últimos anos.

“Essa nova versão vem com força total para um controle absoluto do Fisco”, afirma o advogado da Fradema Consultores Tributários, Henrique Arrighi.

Ele lembra que, nos últimos anos, a Receita Federal tem acesso aos dados sobre falecimentos, repassados pelos cartórios, possibilitando o cruzamento e checagem de informações como o registro de falecimentos e endereços.

“Com o novo aplicativo, e a melhor identificação de dados dos contribuintes, será mais fácil para a Receita identificar CNPJs irregulares”, completa.

O cadastro sincronizado entre a União, estados e municípios ainda não foi completamente concluído.

No caso dos municípios, já incluídos no sistema de compartilhamento de dados, a RFB poderá checar, por exemplo, se é possível abrir uma empresa no endereço informado pelo empresário no aplicativo.

Menos Burocrático

Na opinião da consultora tributária da King Contabilidade, Elvira de Carvalho, a nova versão trará agilidade aos escritórios de contabilidade, pois houve uma redução na exigência de dados.

“Antes, o sistema era mais complexo, abrindo brechas para erros”, resume. Entre as novidades da nova versão, na hora de informar os dados sobre a participação dos sócios da empresa, o sistema pede o valor em moeda. Antes era preciso informar os valores em percentuais.

No caso de empresas com unidades de produção e administrativas instaladas em localidades diferentes, a versão antiga exigia dados que geravam mais dificuldades no entendimento da definição dos códigos de cada instalação.

Houve uma unificação na nova versão do aplicativo, facilitando o preenchimento das informações pedidas.

De acordo com a consultora, a decisão da Receita Federal de atualizar a versão decorre do fato de os municípios de Minas Gerais, Pará e Alagoas passarem a fazer parte do cadastro sincronizado recentemente.

Outra novidade é que a RFB passou a considerar como a data de abertura da empresa o dia do registro na Junta Comercial, nos casos de deferimento da solicitação de abertura. Antes o Fisco considerava a data de assinatura do contrato social.

“Pode parecer um detalhe, mas essa alteração é útil, sobretudo, para as empresas mais antigas”, explica a consultora.

Para simplificar a abertura e baixa de CNPJ e pôr em prática o projeto de integração inclusive dos cartórios do País, a RFB desenvolveu a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), criada pela Lei nº 11.598 de 3 de dezembro de 2007.

O objetivo é permitir que o cidadão abra ou regularize sua empresa de forma simplificada, sem burocracia, evitando a ida a diversas repartições.

A Rede é administrada por um comitê geral composto por membros dos governos federal, estadual e municipal e funciona em parceria com as juntas comerciais dos estados.

Fonte: Diário do Comércio de São Paulo.

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