Novo eSocial Simplificado: Como será a implantação para pessoas físicas e jurídicas

  • Novo eSocial Simplificado: Como será a implantação para pessoas físicas e jurídicas

    Novo eSocial Simplificado: Como será a implantação para pessoas físicas e jurídicas

    Maio de 2021 traz duas grandes novidades do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial): a entrada em produção do Novo eSocial Simplificado e a obrigatoriedade do envio dos eventos de folha de pagamento para o terceiro grupo, que abrange empresas menores, inclusive as optantes pelo Simples Nacional, além de empregadores pessoas físicas. É o maior grupo de obrigados do eSocial.

    O cronograma prevê a obrigatoriedade do envio de eventos de folha de pagamento para o terceiro grupo a partir de maio de 21. O período de convivência de versões permitirá que os empregadores se adaptem gradualmente.

    A implantação da versão S-1.0 foi reprogramada para 17/05, para não coincidir com o período de fechamento de folha do mês anterior.

    Por isso, de maneira a promover uma transição mais tranquila, foi previsto um calendário de implantação com o menor impacto possível, levando em consideração, inclusive, solicitações feitas por empresas.

     

    Implantação do Novo eSocial versão S-1.0

    A implantação da nova versão, que estava prevista para o dia 10, foi reprogramada para o dia 17 de maio. Essa medida garante que as empresas não tenham de lidar com implantação ou atualizações de sistema justamente durante o período do fechamento da folha de abril de 21, que ocorre até o dia 15 de maio.

     

    Período de indisponibilidade do eSocial para a implantação da nova versão S-1.0

    A implantação da versão demandará a parada temporária do sistema. Por se tratar de uma mudança significativa, ela ocorrerá em dois momentos:

    Dia 08/05 (sábado): das 8:00 às 18:00 horas.

     

    Dia 16/05 (domingo, a partir da 00h00min) até às 14:00 horas do dia 17/05 (segunda-

    feira).

     

    As paradas impactarão todos os módulos do eSocial, tanto web service quanto módulos web (inclusive Web Doméstico). Nenhum evento será recebido nos períodos das paradas.

     

    Período de convivência

    Como já noticiado, haverá um período de convivência de versões, a partir da implantação da versão S-1.0, que estará disponível a partir das 14 horas do dia 17 de maio. Durante esse período poderão ser enviados ao eSocial eventos em quaisquer das versões: a nova S-1.0 ou a atual 2.5.

     

    Início da obrigatoriedade do terceiro grupo

    Fica mantido o cronograma de obrigatoriedade de envio de eventos de folha para o terceiro grupo. Ou seja, a partir de 10 de maio, relativos a fatos ocorridos a partir do dia 1º. Contudo, com a reprogramação do início da versão S-1.0 para o dia 17, entre os dias 10 e 15, os eventos periódicos serão recebidos no eSocial apenas na versão 2.5. A partir do dia 17 serão aceitos eventos em qualquer das versão.

     

    Tabelas do eSocial

    A versão das tabelas acompanha a do sistema e, portanto, também será atualizada no dia 17.


    Fonte: Portal eSocial.