O Brasil atingiu saldo positivo de 686.849 mil empresas a mais em funcionamento nos primeiros quatro meses do ano. Esse número é a diferença entre todos os negócios abertos (1.038.030) e fechados (351.181) do período no país. É o que revela o Boletim do Mapa de Empresas do 1º quadrimestre de 2020.
Os dados consolidados estão disponíveis no Mapa de Empresas ─ ferramenta lançada pelo Governo Federal para facilitar as decisões de empreendedores, gestores públicos e privados, e ainda auxiliar nos estudos de pesquisadores e analistas sobre a atividade produtiva.
O tempo médio de abertura de novos negócios no país foi de 3 dias e 21 horas no período, segundo Boletim do Mapa de Empresas.
Qualquer cidadão, em qualquer localidade do país, tem acesso gratuito ao Mapa interativo e ao Boletim pelo Portal Gov.br. Por meio das ferramentas, desenvolvidas pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (ME), em parceria com o SERPRO, é possível verificar dados de abertura de empresas de cada região, estado ou município, por tipo de atividade e tempo de abertura, facilmente encontrados e comparados com períodos anteriores.
Acesse o Mapa interativo e o Boletim
Fonte: Ministério da Economia (ME).