A Receita Federal recebeu, até as 16 horas desta sexta-feira (26/03), 8.499.396 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020, das quais, 30.991 foram entregues com certificado digital.
O prazo para entrega da declaração começou segunda-feira (01/03) e termina em 30 de abril.
O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão há um conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.
Como exemplos de novidades para a declaração deste ano temos:
Sobrepartilha
A partir da declaração do exercício 2021 é possível enviar a informação de sobrepartilha sem a necessidade de retificar a Declaração Final de Espólio da partilha enviada anteriormente. Para isso, na ficha Espólio, deve-se marcar a opção “Sobrepartilha”.
Isenção para maiores de 65
Ao informar proventos de aposentadoria, reserva, reforma ou pensão de declarantes maiores de 65 anos na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, a parcela isenta será calculada e o excedente será automaticamente transferido para a ficha de Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica.
É importante que o contribuinte atente para o prazo de entrega, pois estando obrigado à apresentação da declaração ─ e não o fazendo no prazo previsto ─ estará sujeito a multa.
Para mais informações, clique aqui
Fonte: Receita Federal.