eSocial: RFB orienta sobre a necessidade de se fazer a qualificação cadastral

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    eSocial: RFB orienta sobre a necessidade de se fazer a qualificação cadastral

    A Qualificação Cadastral é essencial para utilizar o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Uma das premissas para o envio de informações e o recolhimento das obrigações por meio do eSocial é a consistência dos dados cadastrais enviados pelo empregador relativos aos trabalhadores a seu serviço.

    Esses dados são confrontados com a base do eSocial, sendo validados na base do Cadastro de Pessoa Física (CPF) – nome, data de nascimento e CPF – e na base do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) – data de nascimento, CPF e Número de Inscrição Social (NIS) -, mas qualquer divergência existente impossibilitará o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, bem como o recolhimento dos valores devidos.

    Dessa forma, o empregador deve zelar pela consistência dos dados cadastrais dos trabalhadores a seu serviço, com os dados constantes na base do CPF e do CNIS, e, se necessário, proceder a sua atualização antes (da data de entrada em vigor do eSocial) de transmitir qualquer evento ao eSocial.

     

    Consulta

    Para facilitar o trabalho de regularização cadastral dos trabalhadores, e como medida preventiva à rejeição dos dados, a aplicação Consulta Qualificação Cadastral (CQC) foi disponibilizada no Portal eSocial, para identificar possíveis divergências associadas ao nome da pessoa, à data de nascimento, ao CPF e ao NIS.

    Feita a consulta, o sistema informa o resultado, afirmando que os dados estão corretos ou que há alguma inconsistência, como o fato de o CPF estar suspenso, ou discrepâncias nos dados cadastrais. Se houver a necessidade de correção, a empresa deve providenciá-la o mais brevemente possível.

    Os cadastros que ficarem com alguma pendência no eSocial impedirão a geração de qualquer solicitação referente à admissão, ao cálculo de férias, à rescisão, à folha, aos encargos, aos afastamentos, entre outras.

    Como realizar a consulta da Qualificação Cadastral para o eSocial?

    Para realizar a verificação é preciso entrar na página da consulta de Qualificação Cadastral do eSocial. Nos espaços especificados, o empregador deve digitar a data de nascimento, o CPF, o nome completo e o NIS/PIS/PASEP. Há dois tipos de módulos para a consulta:

     

    Módulo web: Envio de dados de até 10 colaboradores simultaneamente. Essa opção é mais

    adequada para pequenas empresas.

    Módulo lote: Encaminhamento de um arquivo do tipo “.txt” com a documentação de vários

    profissionais, tendo retorno em até dois dias. Essa opção é mais vantajosa, por exemplo, no caso de

    organizações com equipes muito grandes.

     

    Os órgãos oficiais envolvidos avaliam os registros enviados, conferindo se as informações estão compatíveis em todos esses entes estatais ligados ao trabalho, previdência e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Se houver alguma inconsistência, o sistema efetua a notificação ao consulente e sugere o encaminhamento adequado para o ajuste.

    Portanto, para as empresas que já estão obrigadas nessa primeira etapa (empresas com faturamento maior que R$ 78 milhões de reais), se já não o fizeram, devem providenciar de imediato a consulta, e eventuais ajustes cadastrais, antes do envio dos eventos ao eSocial.

    Já para as pessoas jurídicas que deverão se submeter às próximas etapas (todas as demais empresas e os órgãos públicos), recomenda-se que desde logo comecem a efetuar as consultas para identificar possíveis necessidades de ajustes cadastrais de seus colaboradores.

    Mais informações podem ser encontradas no Manual de Orientação do eSocial (versão 2.4), Item 7.3.1 Qualificação Cadastral (página 9), obtido em Documentação Técnica.

     

    Cronograma de implantação do eSocial


     

    Fonte: Receita Federal do Brasil (RFB).