A lentidão na hora de transmitir os dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) nos dias que antecedem o prazo final é um dos problemas enfrentados pelas empresas ao cumprir essa obrigatoriedade. Provocada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) sobre o tema, a Receita Federal do Brasil (RFB) se comprometeu a aumentar o prazo para envio do fechamento da folha de pagamento, o que pode amenizar essa questão.
De acordo com o presidente da FENACON, Sérgio Approbato Machado Júnior, a sugestão é que essa obrigação possa ser cumprida até o dia 20 do mês subsequente. Atualmente, os dados referentes ao pagamento dos trabalhadores devem ser enviados até o dia 7 do mês subsequente.
Provocada pela FENACON sobre o tema, a RFB se comprometeu a aumentar o prazo para fechamento da folha de pagamento para até o dia 20 do mês subsequente.
“Inúmeras empresas enfrentam problemas na hora de encaminhar informações à plataforma do eSocial, resultando em custos e incertezas quanto ao funcionamento do sistema. Com essa possibilidade de entregar a folha em um prazo mais elástico, esse incômodo será atenuado”, destaca.
Na última semana a FENACON entregou uma lista de sugestões e propostas para a Receita Federal, com o objetivo de aprimorar a plataforma do eSocial. O intuito, destaca o presidente Approbato, é contribuir com o poder público, apresentando as dificuldades recorrentes que as empresas vêm enfrentando com o cumprimento dessa obrigatoriedade.
Fonte: FENACON.