eSocial e a Ferramenta de Qualificação Cadastral em Lotes

  • eSocial e a Ferramenta de Qualificação Cadastral em Lotes

    eSocial e a Ferramenta de Qualificação Cadastral em Lotes

    A forma de preenchimento e a entrega de formulários e declarações relativas aos trabalhadores pelas empresas que tiveram faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2014 mudarão a partir de setembro de 2016. As informações atualmente prestadas separadamente à Receita Federal do Brasil (RFB) e ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) serão unificadas numa mesma plataforma.

    Essas empresas passarão a utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) obrigatoriamente a partir da competência setembro de 2016, para informar dados como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros.

    Contudo, como algumas empresas estão realizando a qualificação cadastral uma a uma e recebendo retornos com com informes de inconsistências, visto que a qualificação cadastral em lotes estava para ser liberada no mês de maio, essas empresas solicitaram esclarecimento sobre a previsão da entrega da ferramenta de qualificação cadastral em lotes, tendo como resposta o seguinte informe do Coordenador do Projeto eSocial pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), José Alberto Maia:

    “Infelizmente tivemos alguns problemas com a entrega da ferramenta de Qualificação Cadastral em Lote e não conseguimos cumprir o prazo dado inicialmente: maio/2016. Mas temos uma nova previsão de entrega para até o final desta semana. Vamos nos esforçar para conseguir cumprir este prazo.

    A informação será disponibilizada no site do eSocial.”