eSocial: Adiado o envio de eventos de pessoas físicas e SST até a implantação da versão S-1.0

  • eSocial: Adiado o envio de eventos de pessoas físicas e SST até a implantação da versão S-1.0

    eSocial: Adiado o envio de eventos de pessoas físicas e SST até a implantação da versão S-1.0

    Conforme já divulgado (Suspensa temporariamente a implantação da versão S-1.0), a nova versão S-1.0 do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi reprogramada, de forma a permitir ajustes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV). Assim, os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), previstos para o mês de junho, ficam automaticamente adiados, uma vez que somente serão recebidos na nova versão.

    O mesmo se aplica para o envio dos eventos de folha dos empregadores/contribuintes pessoas físicas (exceto doméstico), previsto originalmente para o mês de maio de 2021, cuja entrada também está vinculada à nova versão S-1.0.

    A suspensão foi necessária para avaliação de riscos decorrentes de problemas na internalização dos eventos na versão S-1.0 pelos sistemas da DATAPREV.

    A nova data de início da obrigatoriedade de envio desses eventos será definida em portaria a ser publicada.

    É importante ressaltar que, para as empresas do 3º Grupo de obrigados ao eSocial (empregadores pessoas jurídicas), o envio de folha para a competência maio de 2021 está mantido.


    Fonte: Portal eSocial.