CONVÊNIO ICMS Nº 123, DE 16 DE AGOSTO DE 2023 – CONFAZ

O Convênio ICMS nº 123, de 16 de agosto de 2023, altera o Convênio ICMS nº 60/18, que dispõe sobre o tratamento tributário do ICMS e o controle de circulação de mercadorias ou bens que sejam objeto de remessas internacionais processadas por intermédio do “SISCOMEX REMESSA” realizadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT – ou por empresas de transporte internacional expresso porta a porta (empresas de courier).

As principais alterações são:

  • O prazo para recolhimento do ICMS das importações processadas por intermédio do “SISCOMEX REMESSA” é reduzido de 30 dias para 21 dias.
  • A ECT passa a ser obrigada a incluir, nas informações prestadas ao “SISCOMEX REMESSA”, o número do documento de origem da remessa.
  • A Receita Federal do Brasil (RFB) fica autorizada a enviar aos Estados os dados das remessas internacionais de forma unificada, independentemente do local do destinatário da remessa.
  • O objetivo do convênio é simplificar o processo de importação de mercadorias por meio de remessas internacionais e melhorar a fiscalização das operações.

Leitura da integra da notícia: CONFAZ

Publicado no DOU

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

Compartilhar este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preparando nossos clientes para viver o futuro

ENDEREÇO

Rua Adib Auada, 35 – Bloco C - 202 - Prime Office – Granja Viana –São Paulo

CONTATO

+55 11 4617-8070
+55 11 4617-8071

Copyright © 2022 Atvi Blog | Todos os direitos reservados

Política de Privacidade © 2023 Atvi

Descubra Como Transformamos o Sucesso da INDRA com Nossas Soluções Inovadoras!