Conciliação dos impostos

  • Conciliação dos impostos

    Conciliação dos impostos

    O objetivo principal da conciliação dos impostos da área Fiscal com a da Contabilidade é de assegurar que a movimentação fiscal foi corretamente escriturada contabilmente. Ou seja, é preciso garantir a coerência entre as obrigações acessórias, que são enviadas ao Fisco durante todo o exercício fiscal em momentos diferentes.

    A Conciliação contábil x fiscal, além de garantir a coerência entre as obrigações acessórias, também traz uma redução no tempo de seu fechamento, visto que os ajustes manuais acabam sendo reduzidos. Ou seja, as correções são realizadas ainda na origem do problema.

    Com a obrigatoriedade da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), ficou ainda mais evidente a necessidade de se manter coerentes as informações entre as escriturações fiscal e contábil. Como a periodicidade da ECF é anual e a da maioria das obrigações fiscais é mensal ─ por essa razão ─, a necessidade de conferências periódicas é ainda mais importante, porquanto realizar essa avaliação numa única vez, para movimentações de 12 períodos, é extremamente difícil e muito mais trabalhosa.

    Diariamente são emitidas, recebidas, estornadas e canceladas inúmeras notas fiscais de mercadorias e serviços.

    “Encontrei uma diferença, como identificarei a origem em um curto espaço de tempo com esse volume tão alto? Como e onde realizar o ajuste?”

    A Conciliação Fiscal x Contábil faz ─ ou deveria fazer ─ parte do fechamento de período de qualquer empresa. O ponto é que essa atividade acaba sempre ficando para o período seguinte, ou para quando “sobrar tempo”.

    Em nossa experiência, após muitos anos prestando serviços para grandes empresas de diversos segmentos, mapeamos alguns problemas, os quais impedem que a atividade de conciliação seja realizada periodicamente nas empresas, tais como:

     

    Conferência manual da movimentação.

    Demora e dificuldades no processo de conferência.

    Diferenças não encontradas durante o fechamento.

    Ajustes manuais de acertos sem atuar na origem.

    Incompatibilidade de informações entre as obrigações acessórias.

     


    Sua empresa está com a Conciliação Fiscal x Contábil em dia?

    A Atvi possui uma solução própria para automatizar a conciliação de impostos (Fiscal x Contábil) da sua empresa. Por meio da nossa solução é possível visualizar de forma rápida as diferenças entre o Fiscal e o Contábil, visto que agiliza seu fechamento mensal, permite a análise dia-a-dia da evolução das diferenças e possibilita rever seus procedimentos, para corrigi-los antes do fechamento do período.

     

    Para saber mais sobre essa solução da Atvi, entre em contato conosco!