A Autoridade Certificadora Brasileira (ICP Brasil) recentemente atualizou seu certificado digital raiz para a versão V.5. Com isso, todos os serviços da Receita Federal do Brasil (RFB) passarão a ser certificados por meio dessa nova estrutura de cadeias ICP Brasil. Até o momento, os serviços da RFB estavam sendo certificados pelas seguintes autoridades na estrutura ICP Brasil V.2:
- Serpro RFB
- SerproRFB SSL
Como a Nova Raiz Afeta os Navegadores de Internet
Como a nova raiz ainda não está carregada nos navegadores, ao acessar uma página que utiliza esse certificado digital, o usuário pode receber uma mensagem informando que o certificado não é confiável. Nessa situação, o navegador perguntará se o usuário deseja confiar nesse certificado.
Motivo dos Avisos de “Certificado Inválido” ou “Não Confiável”
Caso o usuário encontre esses avisos ao acessar páginas da Receita Federal, a razão pode estar na cadeia de certificados desatualizada no computador. Para resolver isso, verifique se a página acessada é realmente do site oficial da Receita Federal, utilizando o endereço www.receita.fazenda.gov.br, o protocolo https:// e a imagem de um cadeado fechado, que normalmente aparece na barra inferior do navegador.
Se esses critérios estiverem corretos, mas o aviso continuar, é necessário instalar a nova cadeia de certificados. Isso impedirá que a mensagem de “certificado inválido” apareça constantemente.
Como Instalar a Nova Cadeia de Certificados
Para instalar as novas cadeias de certificados, clique nos links abaixo de acordo com a cadeia de certificação do seu certificado digital:
- ICP-Brasil v2
- Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal V3
- Autoridade Certificadora do SERPRO RFB v4
- Autoridade Certificadora SERPRO RFB SSL
- ICP-Brasil v5
- Autoridade Certificadora Secretaria da Receita Federal do Brasil v4
- Autoridade Certificadora SerproRFB v5
Verificação da Compatibilidade do Sistema Operacional
Além disso, verifique a versão do seu sistema operacional para garantir a compatibilidade com a nova cadeia de certificados:
- Se você utiliza Windows, confirme se a versão instalada é Windows XP com Service Pack 3 ou superior.
- Se não estiver usando Windows, consulte o fornecedor do seu sistema para verificar se ele suporta o uso da função de hash SHA-2.
Passo a Passo para a Instalação
Clique aqui para obter mais informações sobre o passo a passo de instalação da nova cadeia.
Fonte: Receita Federal do Brasil (RFB).