Facilidade e Economia para Empregadores com o Pagamento Instantâneo
O FGTS Digital agora exige o pagamento via Pix como a única forma de recolhimento. Esse sistema de pagamento instantâneo, criado pelo Banco Central do Brasil, transfere valores de maneira segura em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana.
Empregadores podem fazer o pagamento de guias do FGTS por meio de contas correntes, poupanças ou contas de pagamento pré-pagas. O melhor de tudo é que o pagamento via Pix é GRATUITO tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, na modalidade “Pix – Cobrança”.
Benefícios para os Empregadores
As Resoluções BCB 01/2020 e 19/2020 determinam que as instituições financeiras não podem cobrar tarifas ou estabelecer limites para os usuários. Isso traz uma grande vantagem para os empregadores, permitindo que paguem as guias sem custos adicionais.
Porém, há uma exceção. No dia de vencimento da guia do FGTS Digital, o pagamento pode ser feito até as 22h59 (horário de Brasília). Nos dias que antecedem o vencimento, não há limitação de horário.
Mais Instituições para Realizar o Pagamento
O FGTS Digital oferece acesso a mais de 800 instituições financeiras aprovadas pelo Banco Central. Isso significa que os empregadores terão mais opções e não estarão restritos aos poucos bancos conveniados. Essa mudança amplia a competitividade, reduz custos e digitaliza todo o processo de pagamento.
Pagamento via Pix e Dinheiro em Espécie
O Banco Central exige que todo pagamento tenha como origem valores depositados em conta bancária.
Opção de Pagamento em Casas Lotéricas
Por fim, o empregador pode optar por realizar o pagamento da guia Pix nas casas lotéricas. No entanto, o pagamento só será permitido se o valor tiver origem em um “Pix Saque”. Ou seja, o empregador faz um saque na lotérica e, com o saldo, efetua o pagamento. Importante: o “Pix Saque” pode ser feito em qualquer lotérica, mesmo que o banco do empregador seja diferente, como Bradesco, Itaú, BB, NuBank, entre outros.
Leitura da integra da notícia: MIN. TRABALHO