Após levantamento realizado com os cidadãos e contato com outros órgãos, identificou-se que o incremento no atendimento decorreu do envio de comunicados pelos bancos, em cumprimento do Comunicado nº 36.108 do Banco Central (BACEN), de 28 de agosto de 2020, que determinou o aprimoramento da qualidade dos dados na base do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS – BACEN). Em linhas gerais, esse aprimoramento consiste em comunicar os correntistas dos principais bancos de eventuais pendências cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
A Receita Federal entende que esse aprimoramento é uma ação de grande relevância e está em contato com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e BACEN para soluções de execução de forma paulatina.
Em paralelo, a Receita Federal está reforçando seus canais de atendimento, principalmente os virtuais, para contemplar a demanda.
Foram identificados no início desta semana um incremento súbito na solicitação de serviços para regularização do CPF em várias unidades da Receita Federal.
Ainda, a Receita Federal esclarece que as ações internas da Instituição são programadas de acordo com a capacidade atual de atendimento, de forma a evitar qualquer prejuízo para o cidadão.
Para saber mais sobre o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), visite o site da Receita Federal e clique em Meu CPF.
Fonte: Receita Federal.