Após levantamento realizado com os cidadãos e contato com outros órgãos, a Receita Federal identificou que o aumento no atendimento decorreu do envio de comunicados pelos bancos. Esses comunicados foram enviados em cumprimento ao Comunicado nº 36.108 do Banco Central (BACEN), de 28 de agosto de 2020. Esse comunicado determinou o aprimoramento da qualidade dos dados no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS – BACEN).
Aprimoramento no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e CNPJ
Em termos simples, o aprimoramento visa informar aos correntistas dos principais bancos sobre eventuais pendências cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A Receita Federal reconhece a importância dessa ação e mantém contato com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e o BACEN para implementar soluções de maneira gradual.
Ações da Receita Federal
Além disso, a Receita Federal está intensificando seus canais de atendimento, principalmente os virtuais, para atender à crescente demanda. Na última semana, a Instituição observou um aumento repentino nas solicitações de serviços de regularização do CPF em várias unidades da Receita Federal.
A Receita Federal esclarece que as ações internas são organizadas de acordo com a capacidade de atendimento disponível. Dessa forma, a Instituição busca evitar qualquer prejuízo ao cidadão.
Mais Informações sobre o CPF
Para mais detalhes sobre o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), acesse o site da Receita Federal e clique em Meu CPF.
Fonte: Receita Federal.