A Receita Federal do Brasil (RFB) informou que, apenas na primeira quinzena de funcionamento, foram realizados mais de 3.300 atendimentos por meio do DDA a distância.
Abertura do Dossiê Digital de Atendimento (DDA)
A nova funcionalidade, anunciada em 14 de março, já está disponível e, nesta primeira fase de implantação, oferece o serviço de Certidão Conjunta para pessoas jurídicas e físicas que possuem certificação digital. Com isso, a medida dispensa a necessidade de agendamento prévio ou deslocamento até uma unidade de atendimento presencial.
Chat RFB: Uma Nova Ferramenta de Atendimento
Outra novidade importante foi o lançamento do Chat RFB, anunciado também em março. O serviço entrará em funcionamento no dia 9 de abril, às 9 horas, e oferecerá, a princípio, serviços como a regularização de débitos de Pessoa Física e a conversão de processos eletrônicos em digitais. Esses serviços, que anteriormente exigiam atendimento presencial, foram responsáveis por mais de 230 mil atendimentos presenciais apenas em 2018.
Iniciativas do Projeto Novos Paradigmas
Portanto, essas iniciativas fazem parte do projeto Novos Paradigmas no Atendimento da RFB, que visa simplificar o processo de interação entre o contribuinte e a Receita Federal. As mudanças refletem o esforço da instituição em buscar soluções que agilizem e facilitem a vida do contribuinte, oferecendo mais praticidade e eficiência.
Assista ao vídeo abaixo e veja o balanço das ações realizadas pela RFB nos primeiros 90 dias de implementação dessas novidades.
Fonte: Receita Federal do Brasil (RFB).