A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), ligada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SEPRT-ME), enviou um comunicado às empresas esta semana. Elas devem atualizar os dados divergentes no sistema do eSocial.
O eSocial facilita a comunicação de admissões e desligamentos pelos empregadores. Isso melhora a fiscalização e torna mais fácil a notificação das empresas.
Este é um procedimento planejado pela SEPRT. Atualmente, 5.325 empresas estão sendo notificadas. A comunicação ocorre por e-mail, com base nas informações da Guia de Recolhimento do FGTS e da Previdência Social (GFIP).
Com o eSocial, a fiscalização se tornou mais eficiente. As empresas foram alertadas sobre inconsistências. No comunicado, estão o login e o código de acesso para o site da SIT, onde elas devem corrigir os dados.
Se houver dúvidas, as empresas podem contactar a Coordenação-Geral de Fiscalização do Trabalho (CGFIT). O órgão, subordinado à SIT, oferece suporte por mensagem eletrônica.
Fonte: Ministério da Economia (ME).