A Receita Federal recebeu, até as 11 horas desta quarta-feira (17/03), 5.642.123 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020.
O prazo para entrega da declaração começou segunda-feira (01/03) e termina em 30 de abril.
O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão há um conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.
Como exemplos de novidades para a declaração deste ano temos:
Nova conta da Caixa Econômica
A Caixa Econômica Federal (CEF) possui atualmente dois formatos de números de conta corrente válidos. No cadastro das informações bancárias para débito automático do pagamento das quotas do imposto de renda ou para crédito da restituição será possível informar tanto o antigo número de conta da CEF como a nova numeração.
Mais informações podem ser obtidas no ícone após selecionar o Banco 104 – Caixa Econômica Federal no Painel Inicial ou na Ficha Resumo.
Restituição em contas pagamento
Para as declarações com imposto a restituir, a partir deste ano, será possível selecionar “Contas Pagamento” (de Fintechs, por exemplo) para Crédito de Restituição do Imposto sobre a Renda.
É importante que o contribuinte atente para o prazo de entrega, pois estando obrigado à apresentação da declaração ─ e não o fazendo no prazo previsto ─ estará sujeito a multa.
Para mais informações, clique aqui
Fonte: Receita Federal.