Atualizações sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Até as 11 horas de hoje (29/04), os sistemas da Receita Federal receberam 12.466.117 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O auditor-fiscal Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda, informou que a expectativa é de que 32 milhões de contribuintes entreguem a declaração neste ano.
Prorrogação do Prazo de Entrega
A Receita Federal relembra que o prazo para a entrega da Declaração do IRPF 2020 foi prorrogado até 30 de junho de 2020. Além disso, o vencimento das cotas também foi alterado. A primeira cota agora vence no dia 30 de junho de 2020, enquanto as demais cotas têm vencimento no último dia útil de cada mês subsequente.
Mudanças na Declaração
Outro ponto importante é a retirada da exigência de informar o número constante no recibo da última declaração de ajuste anual. Essa mudança facilita a entrega das declarações, especialmente para aqueles que têm dificuldade em acessar essa informação.
Objetivo das Mudanças
As alterações visam evitar aglomerações de contribuintes nos atendimentos da Receita Federal, assim como em empresas ou instituições financeiras. Dessa forma, o governo contribui para reduzir a propagação do novo coronavírus (2019-nCoV) e proteger a saúde da população.
Para acessar todas as orientações sobre a Declaração do IRPF 2020, clique aqui
Fonte: Receita Federal.