Telefone: +55 11 4617-8070

Mail: atendimento@atvi.com.br

Endereço: R. Adib Auada, 35 - Granja Viana, Cotia - SP

Impactos da COVID-19 nas Movimentações Econômicas

Impactos da COVID-19 nas Movimentações Econômicas

Novas Perspectivas e Tendências

A Receita Estadual divulgou, na quarta-feira (02/09), a 23ª edição do Boletim Semanal. Este boletim analisa os impactos da COVID-19 nas movimentações econômicas dos contribuintes de ICMS do Rio Grande do Sul.

A publicação, que apresenta os principais indicadores econômico-fiscais do estado, está disponível no site da Secretaria da Fazenda e no portal Receita Dados. Ela detalha a evolução dos indicadores de emissão de notas eletrônicas, considerando a atividade da indústria, atacado e varejo. Os dados abrangem o período de 16 de março, quando o Governo implementou as primeiras medidas de quarentena, até a última sexta-feira (28/08).

Na última semana, entre 22 e 28 de agosto, o valor médio diário de emissão de notas eletrônicas (NF-e + NFC-e) aumentou 2,2% em relação ao mesmo período de 2019. Esta variação positiva marca a sétima semana consecutiva de crescimento no indicador, indicando uma clara tendência de retomada das atividades econômicas. Contudo, entre o final de março e o início de abril, o resultado chegou a ser de -31,5%.

Análise de Vendas por Atividade

No acumulado do período analisado, de 16 de março a 28 de agosto, a redução totaliza -4,3%. Isso significa que aproximadamente R$ 80 milhões deixaram de ser movimentados diariamente nas operações registradas nas notas eletrônicas.

A Indústria alcançou a quarta semana seguida de variação positiva, com desempenho de +6,4% na última semana, sempre comparando a períodos equivalentes de 2019. Portanto, a queda acumulada da atividade industrial (de 16/03 a 28/08) agora é de -6,1%.

O Atacado, que apresentou o melhor resultado acumulado de +3,2%, teve uma queda de -4,7% nas vendas na última semana. Essa queda contrasta com seis semanas anteriores de desempenho positivo. Além disso, a atividade varejista registrou um aumento de 2,3%, resultando em uma queda acumulada de -9,2%.

Novo Formato do Boletim

Dessa forma, diante da evolução dos indicadores e da necessidade de análise mais aprofundada, o Boletim Semanal passou a ser publicado em duas versões distintas. Desde a edição nº 19, as edições ímpares são mais compactas, contendo apenas os indicadores de emissão de notas eletrônicas. Por outro lado, as edições pares oferecem uma análise mais completa dos indicadores econômico-fiscais.

Confira a Edição 23 do Boletim clicando aqui

Portanto, para acessar o Receita Dados e conferir informações diárias e em tempo real sobre arrecadação, documentos eletrônicos, combustíveis, entre outros, clique aqui.


Fonte: SEFAZ-RS.

Compartilhar este artigo:

Fale Conosco

Telefone:

+(55) 11 4617-8070

Whatsapp:

Email:

atendimento@atvi.com.br

NEWSLETTER

    ATVI Consultoria em Informática - CNPJ: 12.628.557/0001-50 - Todos os direitos reservados.

    |  Política de Privacidade

    Descubra Como Transformamos o Sucesso da Vertiv com Nossas Soluções Inovadoras!

    Explore
    Drag