Ferramenta automatiza processos, aumenta a segurança e garante conformidade nas informações fiscais do Executivo estadual
O Tesouro Estadual de Goiás, por meio da Superintendência Central de Contabilidade e da Superintendência Financeira, lançou oficialmente, na segunda-feira (26/05), um novo sistema de gestão para o envio da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) à Receita Federal. A ferramenta marca um avanço significativo na modernização da gestão fiscal estadual, automatizando processos e promovendo mais segurança, eficiência e conformidade legal nas informações enviadas pelos órgãos do Poder Executivo.
Durante uma reunião virtual, o Subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Oliveira, o Superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, e a Superintendente Financeira, Juliana Manzi, anunciaram a novidade. Técnicos, gestores financeiros e contadores setoriais também participaram do encontro. Na ocasião, os representantes apresentaram as funcionalidades do sistema, o processo de contratação, as diretrizes técnicas e as orientações práticas para o uso da ferramenta.
Desenvolvido no modelo Software as a Service (SaaS), o sistema suporta até 50 usuários simultâneos e pode atender 50 CNPJs distintos. A nova plataforma automatiza o envio das informações fiscais sem alterar os procedimentos já adotados de apuração e retenção. Além disso, oferece recursos como upload de arquivos, geração de relatórios e possível integração futura com outros sistemas governamentais.
Sistema representa avanço na governança fiscal e colaboração entre os órgãos
Wederson Oliveira destacou o impacto estratégico da iniciativa:
“A entrega deste sistema simboliza o compromisso do Tesouro Estadual com a inovação e a excelência na gestão pública. Estamos dando mais um passo rumo à automatização inteligente das obrigações acessórias, com foco na qualidade da informação e na integridade fiscal do Estado de Goiás”.
Já Ricardo Rezende enfatizou o esforço colaborativo na implementação do sistema:
“Essa entrega é fruto de um trabalho técnico de mais de um ano, envolvendo diversas áreas e parceiros. A ferramenta foi validada com apoio dos órgãos setoriais e será essencial para elevar o padrão da conformidade fiscal no Estado”.
A empresa responsável pela ferramenta e suporte técnico é a Pytax Web. O gestor do contrato, Cleyton Costa, reforçou a importância do engajamento dos usuários:
“A ferramenta só alcançará seu pleno potencial se for usada com regularidade e comprometimento por todas as unidades. Contamos com os contadores para que, mesmo em órgãos com poucos lançamentos, o sistema seja utilizado. Em caso de dúvidas, o suporte da Pytax Web está disponível e preparado para auxiliar”.
O coordenador técnico Ronaldo Pinheiro de Araújo também avaliou a relevância do projeto:
“A iniciativa da Secretaria de Economia marca um avanço significativo na gestão fiscal, ao atender de forma integrada os diversos órgãos e entidades do Poder Executivo. Ao promover maior transparência, rastreabilidade das informações e agilidade no cumprimento das obrigações perante à Receita Federal, o projeto fortalece a governança e contribui diretamente para os resultados estratégicos do Estado”.
Com o sistema em funcionamento, a Secretaria da Economia de Goiás reafirma seu compromisso com a modernização da contabilidade pública estadual. Dessa forma, alinha-se às melhores práticas de governança, transparência e responsabilidade fiscal.
Leitura da integra da notícia: SEFAZ-GO
Cadastre-se na nossa Newsletter e fique por dentro das principais notícias da semana
