Segundo informe publicado no Portal eSocial, uma nova ferramenta foi disponibilizada pelo Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que permite aos usuários verificarem se o sistema está operando normalmente ou se há algum problema no tráfego de informações. Com ela é possível checar se há acúmulo de eventos processados pelo eSocial, o que provocaria demora no envio das respostas aos usuários, ou mesmo se o sistema está fora do ar.
Além de ser mais uma medida de transparência para os empregadores, a consulta permite que os desenvolvedores e usuários saibam se eventual atraso na resposta se deu por problemas no Ambiente Nacional do eSocial ou no seu próprio sistema de gestão de folhas de pagamento. Tanto o ambiente de produção (envio de dados oficiais) quanto o de produção restrita (ambiente de testes) serão monitorados.
A ferramenta dá mais transparência ao eSocial, pois o usuário pode verificar se os Web Services do Ambiente Nacional estão operando normalmente.
A verificação acontecerá a cada 15 minutos e funcionará com um código de cores, como um semáforo:
Verde: Significa que o acesso aos Web Services está operando normalmente.
Amarelo: Significa que o sistema está operando, mas há um acúmulo de lotes a serem processados, o que pode acarretar maior tempo de resposta aos usuários.
Vermelho: Significa que não foi possível a conexão aos Web Services.
Clique aqui para acessar Visão Geral dos Serviços.
Fonte: Portal eSocial.