O Estado de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, fará uma visita técnica à Secretaria de Estado da Fazenda de Tocantins para compartilhar a trajetória, os desafios enfrentados na implantação e as funcionalidades de seu modelo inteligente de fiscalização e monitoramento, que é referência nacional no uso de tecnologia no setor público. Nesta terça e quarta-feira, 16 e 17/4, na Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco – EGEFAZ, em Palmas (TO), técnicos da Pasta apresentarão a operacionalidade do Sistema de Monitoramento da Safra e Auditoria do Comércio Exterior e Infotrânsito, que inclui controle de trânsito por meio de câmeras.
No encontro, os técnicos da Secretaria da Economia apresentarão o modelo de fiscalização do ICMS de Goiás, o Infotrânsito. A ferramenta é fundamental para a fiscalização de mercadorias em trânsito, utilizando modernas tecnologias de monitoramento e inteligência artificial para o cruzamento de dados fiscais em tempo real. Os auditores fiscais do Tocantins também terão a oportunidade de conhecer outras iniciativas da Receita Estadual de Goiás que têm mostrado resultados eficazes no combate à sonegação fiscal, como o geoprocessamento de safras. Este último, uma ferramenta que permite mapear áreas de cultivo, facilita o planejamento de ações para coibir a sonegação fiscal desde o plantio até a colheita e comercialização. Por fim, serão compartilhadas tecnologias e metodologias de controle, bem como formas de auditoria das operações de exportação e importação realizadas em Goiás.
A cooperação entre os dois estados faz parte de um esforço contínuo para enfrentar desafios comuns na gestão fiscal e na proteção das fronteiras estaduais contra evasões fiscais e outras irregularidades. A troca de conhecimentos e experiências visa equipar a Sefaz-TO com as ferramentas necessárias para a implementação bem-sucedida dos programas em seu território.
Leitura da integra da notícia: GOV GO