Goiás apresenta modelo de fiscalização inteligente para Sefaz do Tocantins
A Secretaria da Economia do Estado de Goiás realiza, nesta terça e quarta-feira (16 e 17/04), uma visita técnica à Secretaria da Fazenda do Tocantins. O objetivo é compartilhar a experiência, os desafios e as funcionalidades do modelo goiano de fiscalização e monitoramento, considerado referência nacional no uso de tecnologia no setor público.
O encontro acontece na Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (EGEFAZ), em Palmas (TO), e reúne técnicos das duas secretarias.
Tecnologia a serviço da fiscalização
Durante a visita, os técnicos goianos apresentarão o Sistema de Monitoramento da Safra, a Auditoria do Comércio Exterior e o Infotrânsito. Este último é um sistema de fiscalização do ICMS que utiliza câmeras e inteligência artificial para cruzar dados fiscais em tempo real e monitorar o trânsito de mercadorias.
Além disso, será demonstrado o uso de geoprocessamento de safras, ferramenta que mapeia áreas de cultivo e ajuda a combater a sonegação fiscal desde o plantio até a comercialização.
Cooperação entre os estados
A visita técnica também vai abordar as tecnologias de controle e auditoria utilizadas em operações de importação e exportação em Goiás.
Essa cooperação entre Goiás e Tocantins faz parte de um esforço conjunto para fortalecer a gestão fiscal, proteger as fronteiras estaduais e reduzir irregularidades tributárias. A troca de experiências busca fornecer à Sefaz-TO os recursos necessários para implementar soluções eficazes em seu território.
Leitura da integra da notícia: GOV GO
