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DF: Secretaria de Economia já utiliza plataforma Governo Digital

Cadastro e Acesso Facilitados para Todos

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (DF) concluiu, no fim de maio, a inclusão de todos os seus serviços virtuais na plataforma Governo Digital. Agora, 510 serviços estão disponíveis para pessoas físicas e jurídicas, como a emissão de guias de pagamento de impostos e a consulta à situação fiscal.

Para se cadastrar na plataforma, o usuário deve informar seu nome completo, documento de identidade, CPF, e-mail e telefone celular. Além disso, ele pode usar dados de internet banking de alguns bancos, reconhecimento facial (pelo aplicativo) ou certificado digital. O login único simplifica ainda mais o acesso ao aplicativo e-GDF.

Outros órgãos do GDF têm até 6 de julho para indicar quais serviços irão ser inseridos no portal federal.

A Secretaria de Economia organizou os serviços cadastrados em quatro categorias, conforme o perfil do usuário: cidadão, empresa, outros contribuintes e governo/parceiros. Além disso, os outros canais digitais do órgão, como o site da Secretaria e o aplicativo Economia DF, continuam à disposição do público.

Política de Governança Digital e Transformação

A integração dos serviços virtuais faz parte da Política de Governança Digital, estabelecida nos órgãos e entidades da administração pública distrital. O processo teve início com o Decreto nº 40.253, de 11 de novembro de 2019. Naquele mês, o Governo do Distrito Federal (GDF) aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) e comprometeu-se a incluir os serviços online na plataforma.

Desde então, o Comitê de Transformação Digital, coordenado pela Secretaria de Economia, lidera o desenvolvimento dessa integração. Mais de 30 subcomitês surgiram nas secretarias, autarquias e empresas do GDF. Eles visam efetivar a digitalização dos serviços públicos.

Esses subcomitês devem entregar seus planos digitais até 6 de julho. Nesses planos, os órgãos indicarão quais serviços já estão digitais e podem ser integrados à plataforma. Além disso, irão definir quais serviços podem ser transformados em virtuais.

Esses planos também estabelecerão os prazos para a inclusão dos novos serviços virtuais. O objetivo dessa transformação é reduzir o número de endereços eletrônicos, facilitando a busca pelos serviços públicos, tanto locais quanto federais. Além disso, pretende-se melhorar a prestação de serviços à sociedade, modernizar o Estado, aumentar a eficiência e reduzir custos.


Fonte: Secretaria de Economia do DF.

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