Conciliação Fiscal e Contábil: Garantindo a Coerência das Informações
A Importância da Conciliação Contábil e Fiscal
O principal objetivo de conciliar os impostos da área fiscal com a contabilidade é garantir que a movimentação fiscal esteja corretamente registrada. Dessa forma, é essencial assegurar a coerência entre as obrigações acessórias enviadas ao Fisco ao longo do exercício fiscal em diferentes momentos.
Além de garantir essa coerência, a conciliação contábil e fiscal reduz o tempo necessário para o fechamento. Os ajustes manuais se tornam menos frequentes, pois as correções acontecem desde a origem do problema. Portanto, esse processo não apenas facilita a gestão, mas também melhora a eficiência operacional.
Com a obrigatoriedade da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), a necessidade de manter as informações coerentes entre as escriturações fiscal e contábil se torna ainda mais evidente. A periodicidade anual da ECF, em contraste com a mensalidade da maioria das obrigações fiscais, torna indispensáveis as conferências periódicas. Realizar essa avaliação em um único momento, para movimentações de 12 períodos, apresenta grandes desafios e demanda muito mais trabalho.
Diariamente, empresas emitem, recebem, estornam e cancelam inúmeras notas fiscais de mercadorias e serviços. Essa movimentação gera dúvidas comuns entre os profissionais: “Encontrei uma diferença. Como posso identificar a origem rapidamente, considerando esse volume tão alto? Como e onde realizar o ajuste?”
A conciliação fiscal e contábil deveria integrar o fechamento de qualquer período empresarial. Contudo, muitas vezes, essa tarefa é adiada para o período seguinte ou quando “sobrar tempo”. Esse atraso prejudica a precisão das informações.
Problemas Frequentes na Conciliação
Em nossa experiência, após anos prestando serviços para grandes empresas de diversos segmentos, identificamos alguns problemas que dificultam a realização da conciliação periódica. Entre eles, destacam-se:
- Conferência manual da movimentação.
- Demora e dificuldades no processo de conferência.
- Diferenças não encontradas durante o fechamento.
- Ajustes manuais sem atuar na origem.
- Incompatibilidade de informações entre as obrigações acessórias.
Sua empresa está com a Conciliação Fiscal x Contábil em dia?
A Atvi oferece uma solução própria para automatizar a conciliação de impostos (Fiscal x Contábil) da sua empresa. Com nossa solução, você visualiza rapidamente as diferenças entre o fiscal e o contábil. Isso acelera o fechamento mensal e permite a análise diária da evolução das diferenças, além de possibilitar a revisão de procedimentos para correção antes do fechamento do período.
Para conhecer as soluções Atvi para as áreas fiscal e tributária, clique no link na imagem abaixo e entre em contato.