Até as 11 horas desta quarta-feira (17/03), a Receita Federal recebeu 5.642.123 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, referente ao ano-base 2020. O prazo para entrega da declaração começou na segunda-feira (01/03) e vai até 30 de abril.
O sistema de recepção de declarações da Receita Federal funciona por 20 horas por dia, ficando indisponível apenas entre 1h e 5h da madrugada. No site do órgão, os contribuintes encontram informações detalhadas sobre como preencher a declaração corretamente, além das regras para as deduções.
Novidades na Declaração do Imposto de Renda de 2021
A declaração de 2021 trouxe algumas mudanças importantes, que os contribuintes devem ficar atentos:
-
Nova Conta da Caixa Econômica Federal: A Caixa Econômica Federal agora utiliza dois formatos de números de conta corrente válidos. Ao cadastrar as informações bancárias para o débito automático do pagamento das quotas do imposto de renda ou para o crédito da restituição, o contribuinte pode informar tanto o antigo número de conta quanto o novo. Mais informações estão disponíveis no ícone, após selecionar o Banco 104 – Caixa Econômica Federal no Painel Inicial ou na Ficha Resumo.
-
Restituição em Contas Pagamento: A partir deste ano, os contribuintes podem escolher “Contas Pagamento” (como as de fintechs) para o crédito da restituição do Imposto de Renda. Essa mudança oferece mais opções e facilita o processo de recebimento.
Atenção ao Prazo de Entrega
É fundamental que o contribuinte preste atenção ao prazo de entrega. Caso esteja obrigado a apresentar a declaração e não o faça dentro do prazo, ficará sujeito a multa. Portanto, não deixe para última hora e garanta que sua declaração seja entregue corretamente e dentro do prazo.
Para mais informações, clique aqui
Fonte: Receita Federal.