Mudança no Canal de Atendimento da SEFAZ-RJ
A Superintendência de Arrecadação, Cadastro e Informações Econômico-Fiscais (SUCIEF) da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ) informou que, a partir de 31 de agosto, o e-mail atendimentocadastro@fazenda.rj.gov.br será desativado. A partir dessa data, o atendimento ao cadastro de inscrições estaduais ocorrerá exclusivamente por meio de um novo formulário, disponível no site www.fazenda.rj.gov.br/cadastro, na opção “Dúvidas”.
Assim, ao utilizar o novo canal, o usuário precisará selecionar o assunto relacionado à sua dúvida ou solicitação. Em seguida, o sistema gerará automaticamente um número de protocolo, permitindo o acompanhamento e controle da demanda.
Tipos de Solicitações e Orientações
Os contribuintes poderão usar o novo Canal de Atendimento para enviar dúvidas ou solicitações, como:
- Preenchimento de solicitações para concessão de inscrição estadual.
- Alteração de dados cadastrais.
- Reativação, baixa ou paralisação de inscrições estaduais.
- Consultas no Sistema de Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado do Rio de Janeiro (SINCAD).
Contudo, vale lembrar que a opção “Atendimento Interno” destina-se exclusivamente a demandas internas da SEFAZ-RJ. Servidores poderão usá-la para encaminhar dúvidas, solicitar perfil de acesso ao SINCAD/JUCERJA/Portal do Simples Nacional, entre outras questões.
Outros Canais de Atendimento
Portanto, se o contribuinte ou servidor tiver dúvidas sobre temas como Legislação Tributária, Atendimento Digital RJ (ADRJ), Benefícios Fiscais, Certidão, DeC, Declarações Fiscais, DEVEC, Documentos Fiscais Eletrônicos, EFD, e-Procuração, Fisco Fácil, IPVA, ITD ou Portal de Pagamentos, eles devem acessar a opção “Fale Conosco” no Portal da SEFAZ-RJ. Nesse espaço, o usuário encontrará manuais de orientação e será direcionado aos canais de atendimento apropriados para sua demanda.
Esse novo canal oferecerá uma forma mais eficiente e controlada de gerenciar as solicitações dos contribuintes e servidores.
Fonte: SEFAZ-RJ.