A Receita Federal iniciou, nesta quarta-feira (21), uma ação para melhorar a estabilidade do Portal e-CAC durante os últimos dias do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda. A medida restringe o uso de acessos robotizados e estabelece novas regras de intervalo entre operações.
Entre 8h e 23h, o portal aceitará apenas acessos humanos ou por ferramentas robotizadas com baixa repetição de comandos. Além disso, o sistema limitará as alterações de perfil de acesso, permitindo que ocorram somente uma vez a cada 30 segundos.
Com essa iniciativa, a Receita Federal pretende evitar instabilidades no sistema e garantir que milhões de contribuintes consigam acessar o e-CAC com tranquilidade nos últimos dias do mês de maio. O prazo final para envio da declaração termina no dia 31 de maio.
Estabilidade é prioridade para atender os contribuintes
Nos últimos anos, a Receita identificou que o aumento no uso de robôs durante o período final de entrega da declaração causava lentidão e falhas no acesso ao sistema. Por isso, decidiu agir de forma preventiva em 2025.
Essas restrições temporárias evitam sobrecarga nos servidores e garantem que os contribuintes consigam emitir documentos, consultar pendências e retificar declarações dentro do prazo.
Portanto, quem ainda não entregou a declaração deve aproveitar os dias restantes com planejamento, evitando deixar para os últimos momentos e enfrentando eventuais instabilidades.
Leitura da integra da notícia: RFB
Cadastre-se na nossa Newsletter e fique por dentro das principais notícias da semana
