Análise tributária: tudo o que você precisa saber.

Sendo o Brasil considerado um dos países que mais sofre com cargas tributárias no mundo, é crucial que empreendedores estejam atentos para cumprir todas as obrigações fiscais.

Neste contexto, as empresas devem empregar esforços para realizar um bom planejamento tributário. É importante que membros da organização conheçam o mínimo necessário para lidar com as demandas e saibam contratar empresas qualificadas e alinhadas com os objetivos, especialmente, de diminuir as cargas tributárias.

Caso não haja o cumprimento necessário, aquele exigido pela legislação, as empresas estarão sujeitas a multas e penalidades. 

Mas o que é o planejamento tributário?

É a gestão de pagamentos de tributos – das mais diversas ordens – que a empresa precisa estar atenta. Tem como objetivo diminuir consideravelmente a carga tributária, reduzindo custos e gerando mais fluxo de caixa para a organização.

Para melhor entendimento, a seguir iremos explicar duas modalidades de planejamento tributário: Estratégico e Operacional.

Estratégico

No qual é realizada a verificação de qual regime tributário é mais conveniente com o momento atual da empresa. Isto é, é possível entender as particularidades de cada organização, levando em conta o setor, o tamanho, a localização, entre outros, para, a partir delas, buscar a melhor adequação tributária entre as opções legais. 

Operacional 

Consiste na aplicação prática, ou seja, se refere à operacionalização em si. Tem a finalidade de cumprir todas as exigências fiscais da operação, tanto na escrituração correta das operações, quanto no pagamento dos impostos dentro do prazo previsto. Assim como, todas as tarefas diárias que envolvem o departamento fiscal da empresa. 

Neste aspecto, é crucial a análise e a atualização de todas as normas existentes. Lembrando que, o departamento fiscal é responsável por atividades que vão muito além do preenchimento de planilhas e anotações da receita.

Benefícios do planejamento tributário na organização

  • Redução e retirada de impostos indevidos

A análise criteriosa realizada no planejamento tributário permite que a empresa usufrua de benefícios, como isenção e redução de base de cálculo de impostos, e, com isso, obtenha uma diminuição considerável nos custos tributários.

Além disso, considerando a complexidade da legislação, o planejamento tributário pode, inclusive, evitar que a empresa esteja sujeita a valores indevidos.

  • Redução burocrática

Com um sistema de integração eficiente, é possível minimizar os custos manuais da operação e facilitar o envio de informações através da nuvem (cloud), diminuindo o tempo de trabalho e otimizando a operação no setor.

Nesse sentido, sugerimos que conheça a solução Onesource Tax One e entenda como podemos ajudar sua empresa a reduzir os processos operacionais e, consequentemente, sua burocracia.

  • Prevenção de multas

Com todo processo sendo constantemente revisto e atualizado, é possível se prevenir para evitar problemas, tais como multas e penalizações.

Se deseja reduzir seus impostos significativamente, conte com a Atvi para oferecer as melhores soluções para sua empresa.

Realizamos o exercício fiscal levando em conta o modelo atual que a empresa se insere, para fins de cálculo e entregas de obrigações acessórias de IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ICMS, IPI, ISS, Simples Nacional etc.

Gostou do post? compartilhe em suas redes sociais

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

Compartilhar este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preparando nossos clientes para viver o futuro

ENDEREÇO

Rua Adib Auada, 35 – Bloco C - 202 - Prime Office – Granja Viana –São Paulo

CONTATO

+55 11 4617-8070
+55 11 4617-8071

Copyright © 2022 Atvi Blog | Todos os direitos reservados

Política de Privacidade © 2023 Atvi

Descubra Como Transformamos o Sucesso da INDRA com Nossas Soluções Inovadoras!