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eSocial – Erro 301: O que fazer?

Confira as explicações e orientações da equipe técnica sobre o erro e como resolver o problema.

Algumas empresas têm reportado que receberam o erro “301”, ao enviar arquivos ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), mas o que é o erro “301” e o que fazer quando ele ocorre?

A equipe técnica do eSocial esclarece a questão e orienta os usuários:

O código de erro “301” é utilizado pelo eSocial para tratar situações não esperadas pelo sistema. São duas situações que geram erros “301”:

Falha temporária: Normalmente é causada por indisponibilidades momentâneas de infraestrutura ou nas integrações do eSocial: para processar determinados eventos, o eSocial acessa e recupera dados de outros sistemas, como o cadastro do CPF/CNPJ, procuração eletrônica e outros, que podem estar temporariamente indisponíveis.

Manual de Orientação do Desenvolvedor, disponível no Portal eSocial), traz mais informações sobre as integrações.

O que fazer?

Nesse caso, uma nova tentativa de transmissão deve ser suficiente para processar o documento com sucesso.

Falha não catalogada: São erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens orientativas para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção (bug).

O que fazer?

Nesse caso, será necessária atuação da equipe técnica para dar solução ao problema, que pode se dar de duas maneiras:

1. Correção do erro técnico do sistema.

2. Criação de uma nova mensagem de orientação de como o usuário deve proceder para resolver

o impedimento.

Informações Técnicas

O erro 301 é formado por:

Código do erro: Código gerado pelo sistema que indica tratar-se de uma situação não esperada.

Hash: Sequência de letras e números identificador do erro.

Identificador: Identificador de cada ocorrência do erro.

Mensagem orientativa: Mensagem que orienta o usuário sobre o procedimento para abertura de acionamento (relato do erro para atuação da equipe técnica).

Caso a empresa receba mais de um erro “301”” em suas transmissões com o mesmo Hash gerado pelo eSocial na resposta, significa que se trata de um único motivo de erro, mesmo erro ocorrendo mais de uma vez.

Exemplo:

Uma empresa transmite mil remunerações, todas rejeitadas com erro “301”.

A empresa deve verificar o Hash dos mil erros “301”. Caso seja o mesmo, significa que se trata de um único problema no eSocial. Sugerimos ser tratado conforme orientações acima. Ou seja:

 A empresa deve tentar transmitir novamente as remunerações, após aguardar um tempo, e verificar se os

documentos serão processados com sucesso. Caso o processamento não ocorra com sucesso, deve seguir

as orientações da mensagem do erro e abrir o acionamento.

 O acionamento será analisado pela equipe técnica do eSocial que corrigirá o problema, se for o caso, ou

criará nova mensagem orientativa.

Alteração da estrutura da mensagem de retorno

Para melhor visualização da mensagem do erro “301” e para que o Hash seja destacado, sua estrutura será alterada conforme abaixo:

De:

A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Código do erro: 301.3. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço http://portal.esocial.gov.br. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o identificador 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963$$22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19 em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.

Para:

Código do erro: 301.3. Hash: 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963. Identificador: 22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19. A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço http://portal.esocial.gov.br. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o hash e o identificador em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.

Fonte: Portal eSocial

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