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eSocial – Erro 301: O que fazer?

  • eSocial – Erro 301: O que fazer?

    eSocial – Erro 301: O que fazer?

    Confira as explicações e orientações da equipe técnica sobre o erro e como resolver o problema.

    Algumas empresas têm reportado que receberam o erro “301”, ao enviar arquivos ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), mas o que é o erro “301” e o que fazer quando ele ocorre?

    A equipe técnica do eSocial esclarece a questão e orienta os usuários:

    O código de erro “301” é utilizado pelo eSocial para tratar situações não esperadas pelo sistema. São duas situações que geram erros “301”:

    Falha temporária: Normalmente é causada por indisponibilidades momentâneas de infraestrutura ou nas integrações do eSocial: para processar determinados eventos, o eSocial acessa e recupera dados de outros sistemas, como o cadastro do CPF/CNPJ, procuração eletrônica e outros, que podem estar temporariamente indisponíveis.

    O Manual de Orientação do Desenvolvedor, disponível no Portal eSocial, traz mais informações sobre as integrações.

    O que fazer?

    Nesse caso, uma nova tentativa de transmissão deve ser suficiente para processar o documento com sucesso.

    Falha não catalogada: São erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens orientativas para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção (bug).

    O que fazer?

    Nesse caso será necessária atuação da equipe técnica para dar solução ao problema, que pode se dar de duas maneiras:

    1. Correção do erro técnico do sistema.

    2. Criação de uma nova mensagem de orientação de como o usuário deve proceder para resolver o

    impedimento.

    Informações Técnicas

    O erro 301 é formado por:

    Código do erro: Código gerado pelo sistema que indica tratar-se de uma situação não esperada.

    Hash: Sequência de letras e números identificador do erro.

    Identificador: Identificador de cada ocorrência do erro.

    Mensagem orientativa: Mensagem que orienta o usuário sobre o procedimento para abertura de acionamento (relato do erro para atuação da equipe técnica).

    Caso a empresa receba mais de um erro “301”” em suas transmissões com o mesmo Hash gerado pelo eSocial na resposta, significa que se trata de um único motivo de erro, mesmo erro ocorrendo mais de uma vez.

    Exemplo:

    Uma empresa transmite mil remunerações, todas rejeitadas com erro “301”.

    A empresa deve verificar o Hash dos mil erros “301”. Caso seja o mesmo, significa que se trata de um único problema no eSocial. Sugerimos ser tratado conforme orientações acima. Ou seja:

    A empresa deve tentar transmitir novamente as remunerações, após aguardar um tempo, e verificar

    se os documentos serão processados com sucesso. Caso o processamento não ocorra com sucesso,

    deve seguir as orientações da mensagem do erro e abrir o acionamento.

    O acionamento será analisado pela equipe técnica do eSocial que corrigirá o problema, se for o caso,

    ou criará nova mensagem orientativa.

    Alteração da estrutura da mensagem de retorno

    Para melhor visualização da mensagem do erro “301” e para que o Hash seja destacado, sua estrutura será alterada conforme abaixo:

    De:

    A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Código do erro: 301.3. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço http://portal.esocial.gov.br. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o identificador 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963$$22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19 em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.

    Para:

    Código do erro: 301.3. Hash: 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963. Identificador: 22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19. A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço http://portal.esocial.gov.br. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o hash e o identificador em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.

     

    Fonte: Portal eSocial

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