enespt-br

Evento inaugural marca o início do Fórum para Desenvolvedores de TI do eSocial

  • Evento inaugural marca o início do Fórum para Desenvolvedores de TI do eSocial

    Evento inaugural marca o início do Fórum para Desenvolvedores de TI do eSocial

    A Receita Federal do Brasil (RFB), a Federação Nacional das Empresas de Informática (FENAINFO) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (FENACON) realizaram na quinta-feira, 07/04, um evento inaugural que marcou o início do projeto voltado aos Desenvolvedores de Tecnologia da Informação (TI) do eSocial em um fórum que abordará as principais informações técnicas relativas a esse novo sistema do governo.

    O encontro aconteceu na sede do SESCON-SP e contou com a participação do diretor da FENAINFO, Custódio Barbosa, e do diretor da FENACON, Hélio Donin Júnior.

    De acordo com os dois representantes, já foi solicitado à RFB a publicação de um aviso sobre o novo cronograma para o desenvolvimento do eSocial, pois o que estava previsto para o início de setembro deste ano não será mais cumprido.

    Foi informado ainda que o Manual de Orientações aos desenvolvedores (versão 1.1) está atualizado, e será compatível com praticamente qualquer próxima versão de software a ser lançado.

    A promessa do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é que o ambiente de testes será disponibilizado aos desenvolvedores no mínimo seis meses antes do prazo inicial do eSocial.

    O prazo para entrega das informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) deverá ser mantido em seis meses após o início da entrega do eSocial.

    A versão 2.2 do software deverá ser liberada ainda neste mês, estando em fase final de aprovação. Aguarda-se para este semestre a definição legal do novo prazo inicial para o eSocial.

    A RFB promete ainda para este mês a definição sobre o uso de procurações e substabelecimentos do e-CNPJ do contribuinte responsável, pela CEF e RFB. Também se espera que a CEF e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV), ainda neste semestre, disponibilizem a qualificação cadastral (CPF, nome, data nascimento e NIS) em lotes.

    O Fórum para Desenvolvedores de TI do eSocial terá respostas às perguntas formuladas exclusivamente por desenvolvedores técnicos, preferencialmente relativas a leiaute e regras dos negócios.

    A FENAINFO e a FENACON serão as instituições responsáveis pela atualização das FAQs, bem como para acrescentar novas perguntas e respostas.

    Share:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
  • Back